- Área: 9456 m²
-
Fotografias:Wayra / Múnich, Wayra / Londres, Carlos Rodríguez / Madrid
Descrição enviada pela equipe de projeto. Wayra é uma das propostas mais inovadoras que a Telefônica já impulsionou, desde o 2011, através de seus escritórios na América Latina e Europa. Wayra, que significa "vento" em quíchua, estabeleceu-se como um "acelerador de projetos" destinado a oferecer um suporte abrangente para empresas start-ups com grande potencial de desenvolvimento. Os projetos selecionados em cada uma das cidades onde a multinacional lançou o convite, não tem apenas recebido apoio financeiro e assessoria em diferentes áreas de negócios, mas foram convocados a ocupar um espaço de trabalho, de convivência e interconexão destinado a potencializar as possibilidades de êxito de cada projeto: A academia Wayra.
Para o Estúdio QA, liderado pelo arquiteto Miguel Ángel García Alonso, "o desafio fundamental do projeto Wayra consistiu em criar um espaço de trabalho comum, de acordo com a natureza e filosofias próprias destas start-ups: um espaço que funciona como um ecossistema interligado, versátil e aberto, mas com personalidade gráfica própria e reconhecível, independentemente de sua localização internacional."
O conceito do design de interiores em Wayra foi organizado em torno da ideia de potencializar a criatividade e a relação entre os grupos de trabalho, expressando-se através de protótipos modulares que consistem em três elementos arquitetônicos: o Recipiente, o Equipamento e a Imagem.
Até o momento foram implantados 9.456 m² de espaços Wayra em 13 cidades na América Latina e na Europa: Barcelona, Buenos Aires, Bogotá, Caracas, Dublin, Lima, Londres, Madri, Cidade do México, Munique, Praga, Santiago do Chile e São Paulo.